Whey Protein seus benefícios e como o seu corpo reage a esse suplemento

0-1024x683

Whey protein é a proteína que faz parte do soro do leite, a parte líquida da mistura que se separa durante a fermentação. Quando consumido de forma isolada, o whey é uma ótima fonte de proteína que pode fortalecer a sua dieta. O suplemento é comumente utilizado para melhorar a performance de atletas, melhorar a dieta ou substituir o leite para pessoas com intolerância a lactose, por exemplo.

Para produzir o whey protein que as pessoas podem comprar, o leite é deixado para coagular até se tornar uma solução de 5% de lactose em água, repleta de minerais. A sobra, chamada de whey, compõe 20% da proteína do leite, enquanto os 80% restantes são chamados de caseína, utilizado para a produção de coalhada. O líquido é então separado da caseína para passar por um processo de secagem para que seja gerada a forma em pó.

Agora que você já sabe o que é o whey e como ele é produzido, vamos entender quais os efeitos no corpo depois de consumido.

Crescimento muscular

1-9-600x248

A suplementação nutricional com whey protein, quando aliada com exercícios musculares de resistência ajuda a melhorar a síntese de proteína no corpo humano e favorece o crescimento da massa muscular.

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, “suplementação com whey protein durante treinamentos de resistência oferece benefícios comparados a outros treinamentos de resistência.” A pesquisa também descobriu que homens que faziam suplementação com whey ganharam muito mais massa do que os que não faziam nenhum acompanhamento com suplementos.

Benefícios

2-1-600x340

Além do benefício de ganho de massa, mais conhecido pela maioria das pessoas, uma dose diária de whey pode fazer muito bem para o coração, de acordo com uma pesquisa recentemente publicada com American Journal of Clinical Nutrition. Pesquisadores recrutaram 42 voluntários com pré hipertensão. Por três períodos separados de 8 semanas, eles beberam dois shakes por dia que continham whey, caseína ou nenhuma proteína.

Independente da proteína consumida, os pesquisadores descobriram que os 38 participantes que restaram na experiência registraram redução significante no colesterol corporal e na saúde cardiovascular, em comparação com o grupo controle. A maior e mais imediata mudança, no entanto, foi percebida quando eles consumiram whey, em comparação com caseína. O consumo específico de whey levou a reduções da pressão sanguínea e triglicerídeos.

Além dos benefícios para o coração, existem outras vantagens associadas ao consumo de whey e pesquisadores constantemente encontra novas propriedades para a proteína. Dentre algumas já pesquisadas estão a contribuição para perda de peso, combate ao câncer e melhoria no sistema imunológico de crianças com asma.

Efeitos colaterais

3-600x400

Em doses moderadas, o consumo de whey protein não causa efeitos colaterais negativos no corpo. Algumas pessoas com alergia, a leite podem ter alergia específica a whey e sofrer com o consumo do suplemento. Por mais que no geral a proteína não cause danos, altas doses podem causar problemas no corpo, como dores de estômago, cãibras, redução no apetite, násea, dores de cabeça e cansaço.

Para garantir que você não vai correr riscos com whey e vai colher os benefícios da proteína, o ideal é consultar um especialista em nutrição antes de implementar a suplementação em sua dieta.

 

FONTE:  medical news today

Deixe uma resposta