Será mesmo que você é esquizofrênico? saiba o que é isso e faça o teste

Existe uma ilusão de ótica chamada Teste da Máscara Oca, que nada mais é do que a imagem de uma máscara completamente oca. A máscara tenta enganar o seu cérebro para que você veja duas máscaras diferentes, uma de cada lado da rotação.

Ao contrário da maioria das ilusões, esta possui uma função extra. Ela é utilizada como teste para confirmar suspeitas de esquizofrenia. Veja bem, suspeitas e não diagnóstico. Apenas um profissional pode diagnosticar a doença.

Um cérebro considerado saudável possui a região responsável pelo reconhecimento facial completamente, ou em boa parte, intacta. Isso faz com que nos olhos enxerguem coisas que façam sentido, por meio de buscas de referências visuais escondidas em nosso subconsciente.

Sendo assim, quando a máscara apresenta sua parte oca, nosso cérebro rapidamente repara que uma imagem “real” de um rosto pode ser interpretada, e nos dá a impressão de que existe outra face na máscara.

Os cérebros de pessoas esquizofrênicas não são driblados por esta ilusão, eles enxergam a parte oca da máscara como ela realmente é. Uma explicação para isso é que uma espécie de “curto circuito” ocorre entre as conexões das áreas sensoriais e conceituais de um esquizofrênico, e isso faz com que a “busca de sentido” não aconteça.

Quem vê duas faces nesta máscara, provavelmente não é esquizofrênico. Mas quem viu a máscara com o interior oco, pode apresentar sintomas do condição. Lembrando novamente que este teste não é válido para diagnósticos e que em caso de dúvida é sempre bom procurar orientação médica.

Assista ao vídeo e descubra se você pode ser esquizofrênico ou não:

Deixe uma resposta