Vídeo da idosa que diz curar a visão após uma lambida

Se você está com um problema de visão, quem você procura imediatamente? Parece óbvio que a resposta seria “um oftalmologista”, mas não é bem assim lá na Bósnia: uma senhora de 80 anos se especializou em lamber os globos oculares das pessoas para remover qualquer tipo de impureza e lhes devolver a visão perfeita.

Hava Celebic vive na aldeia Crnjevo, a 100 quilômetros de Sarajevo, e diz que aprendeu o procedimento muitos anos atrás, de uma mulher também chamada Hava. Segundo a vovó, ela consegue remover qualquer impureza como partículas de chumbo, ferro, carvão, serragem ou vidro apenas com o poder de sua língua. Cada operação tem um custo de 10 euros – o equivalente a R$ 33. Porém, Hava abre exceções para quem está desempregado ou não possa lhe pagar.

Hava conta que pessoas de várias nacionalidades já a procuraram para ter a visão restabelecida. Normalmente, são pacientes que não encontraram a cura para seus problemas na medicina tradicional. A mulher garante que já lambeu os olhos de mais de 5 mil pessoas, e o pessoal da vila garante que vai cortar sua língua fora depois que ela morrer para que os milagres possam continuar existindo!

Antes de lamber os olhos, é claro, ela faz uma esterilização bucal com álcool. Depois, solicita que o paciente fique com as pálpebras bem levantadas para que ela possa realizar o serviço. Apesar dos supostos efeitos miraculosos dessa prática, nenhum dos filhos de Hava quis herdar ou aprender o dom da mãe.

Deixe uma resposta