Será que aveia engorda ou emagrece?

Se você se perguntasse alguma vez se aveia engorda, um grande e sonoro “não” seria a resposta certa. Aveia não engorda de maneira alguma, e de fato é um dos melhores cereais matutinos que você pode comer para uma boa saúde. É claro que estamos falando de aveia pura, não as versões com sabor, cobertas de açúcar ou instantânea, nem estamos falando de bolachas de aveia cheias de manteiga e açúcar.
A melhor coisa é que ainda podemos dizer que a aveia emagrece devido à presença de fibras solúveis e insolúveis em sua composição. Qualquer alimento rico em fibras solúveis vai ajudar na redução de gordura, por sua tendência a se ligar e descartar as substâncias produtoras de colesterol no organismo.

Se você foi diagnosticado com colesterol alto, depois de um exame de rotina, é o momento exato para se alimentar com uma opção mais saudável de café da manhã, preferencialmente aveia. Aqui estão os benefícios que você obterá por comer esse excelente cereal.

  • A fibra insolúvel beta glucana, presente na aveia, vai ajudar a acabar com problemas de constipação sofridos, limpar seu cólon e liberar energia que o corpo possa usar para remover toxinas.
  • A fibra solúvel, que converte o gel viscoso no seu trato digestivo, reduz o LDL (colesterol ruim) em seu corpo se ligando com substâncias ligadas ao aumento do colesterol. Ele não tem impacto sobre a produção de HDL (colesterol bom).
  • A aveia tem um índice glicêmico baixo, ou seja, seu carboidrato é absorvido lentamente pela corrente sanguínea. Ela diminui a velocidade da absorção de açúcar de qualquer comida com base de amido que você possa comer em seguida e, portanto, ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Não é de se espantar que a aveia seja considerada um alimento milagroso para pacientes diabéticos.

Portanto, é um absurdo se pensar que a aveia engorda, tanto que ainda que você coma alimentos ricos em colesterol depois de um café da manhã com aveia, você vai ser salvo da maioria dos efeitos colaterais devido às propriedades da aveia que combatem o colesterol.

A aveia contém gordura?

Um copo de aveia, perto de 80g, vai gerar aproximadamente 300 calorias para o corpo. 8% destas calorias será obtida na forma de gordura. Entretanto, a boa notícia é que a gordura presente na aveia é “gordura boa”, ou seja, as gorduras monoinsaturas e poliinsaturadas que são boas por si mesmas para o corpo. Você não vai ganhar “gordura” comendo aveia.

A melhor coisa sobre a aveia é que ela é um alimento completo cheia de nutrientes como a Vitamina E, zinco, selênio, cobre, ferro, manganês e magnésio. Os carboidratos do cereal são liberados vagarosamente na corrente sanguínea e, portanto, são um excelente café da manhã antes de uma sessão de exercícios.
Em conclusão, falar que aveia engorda é um tremendo erro. Ela é um alimento altamente nutritivo e fornece excelentes benefícios para a saúde como um todo.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite

 

Deixe uma resposta