Veja o que acontecer se uma mulher tomar anticoncepcional por mais de 10 anos?

O consumo de pílulas anticoncepcionais é um dos métodos de contracepção mais populares entre mulheres hoje em dia. Quem aposta no método por anos seguidos, pode ficar preocupado com os efeitos no corpo, enquanto está tomando o remédio ou quando pretender parar para tentar uma gravidez.

Antes de se preocupar demais, saiba que não é necessário ter medo. Não importa por quanto tempo você toma a pílula, depois que você parar de ingerir o remédio com frequência, o ciclo menstrual deve retornar ao funcionamento normal. As chances de engravidar não ficam menores na vida da mulher por causa do uso da pílula.

Novos estudos sugerem que o uso de contraceptivo por vias orais pode ter efeitos variados no corpo feminino, além de impedir a gravidez. Pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer, aliviar cólicas, melhorar a pele ou melhorar o humor da mulher. É claro que os efeitos podem variar em cada mulher, mas esses foram alguns dos efeitos percebidos.

1-549-600x338

As pesquisas indicam que as mulheres que utilizam as pílulas, ao invés de outros tipos de métodos hormonais de contracepção, podem acabar desenvolvendo melhor capacidade de memória, além de um pensamento crítico mais bem desenvolvido após a menopausa. O estudo foi realizado com 830 mulheres com cerca de 60 anos de idade e publicado no Journal of the American Geriatrics Society.

Enquanto os pesquisadores não olharam diretamente nos efeitos de métodos no cérebro, eles estão certos de que os resultados têm algo a ver com a estabilização dos níveis de hormônios sexuais, como estrogênio. O hormônio afeta a química cerebral, alterando funções e estrutura, em conjunto com a progesterona, que tem um papel importante no desenvolvimento do tecido cerebral.

O impacto do remédio nessas mulheres, que também passaram pela gravidez, poderia explicar porque o estudo também descobriu um impulso na atividade cerebral em mulheres que tiveram o primeiro filho antes dos 24 anos e o último depois de 35. Porém, os estudos ainda estão em estágios iniciais que precisam de mais evidências para sustentar as suspeitas apresentadas.

2-180-600x396

Por enquanto, se ter filhos não está entre os seus planos, não se desespere por causa do uso da pílula. Porém, não aposte em qualquer uma delas sem a orientação de um especialista. Existem diversas variedades de anticoncepcionais e corpos femininos, sendo que cada situação pode necessitar de um medicamento diferente. Não tome decisões somente com base nas experiências de amigas e conhecidas, consultando sempre a opinião de um médico especializado.

Um comentário em “Veja o que acontecer se uma mulher tomar anticoncepcional por mais de 10 anos?

  • dezembro 12, 2016 em 14:00
    Permalink

    E quanto a injeção Cyclofemina? Gostaria de saber mais sobre ela. Tentei achar sobre isso já nesse site http://cyclofemina.com.br/ mas não encontrei sobre. Agradeço desde já!

    Resposta

Deixe uma resposta