Ilusões de ótica que vão deixar seu cérebro louco

A probabilidade de você já ter se deparado com alguma coisa visualmente estranha é extremamente normal e, provavelmente, todo mundo já passou por isso pelo menos uma vez na vida. Por vezes, esse momentos são estranhos e mexem com nosso inconsciente, nos deixando desconfortáveis ou, no mínimo, intrigados, por não sabermos exatamente o que está acontecendo. A ilusão de ótica faz com que enxerguemos coisas da forma errada, bem ou mal.

É muito importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem.

1- Corredor

03

Se você cobrir o meio do corredor as paredes passaram muito rápido, mas se você cobrir as laterais o corredor passará mais lentamente.

2 – Mulher colorida

A imagem acima é um negativo, para vê-la colorida olhe fixamente para os pontos no nariz por 10 segundos. Depois olhe para alguma superfície clara e pisque rapidamente.

3 – Círculos perfeitos

Olhe a imagem acima atentamente, por mais que não pareçam esses são círculos perfeitos. A imagem a baixo pode provar isso.

4 – Linhas retas

Olhe atentamente, linha por linha, você verá que essas linhas não estão tortas como parecem inicialmente mas sim, retas.

5 – Bolas amarelas

08

Olhe fixamente para o ponto verde no centro da imagem, as bolinhas amarelas irão sumir, lentamente.

6 – Desenho 3D

09

Tudo é uma questão de perspectiva. Esse cubo foi desenhado em 3D, veja como nossa mente pode nos enganar.

7 – Barreiras

10

Esse gif confirma a teoria acima. Com certeza você acreditou o carro iria colidir com essas barreiras.

8  – Para que lado vai?

11

Esse trem em movimento parece estar indo sempre na mesma direção, mas observe atentamente, ou pisque, e você perceberá que ele mudou direção.

9 – Pontos brancos ou pretos?

12

Não importa para onde você olhe, nessa imagem sempre verá pontos pretos, como se os brancos estivessem piscando.

10 – Sala de Ames

15

Aqui a impressão que temos é de que uma pessoa é gigante enquanto a outra bem pequena, esse experimento de ilusão de ótica é conhecido como a Sala de Ames.

11 – Praça Globo

Essa praça em Paris, quando olhada de cima se parece com um globo. Na verdade, não é. Mais uma vez se trata de questão de perspectiva.

12 – Pontos coloridos

18

Quando olhamos a primeira vista, esse pontos coloridos parecem mudar de cor e estarem orbitando o centro. Se você focar em um ponto verá que na verdade não. Não há rotação nem mudança de cor.

Você ainda pode conferir no vídeo a baixo uma compilação de ilusões de ótica que Jordan Molina, um artista francês, utiliza em suas obras:

 

Deixe uma resposta