Homens se sentem ameaçados por mulheres inteligentes

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos comprovou que os homens se sentem ameaçados por mulheres inteligentes. De acordo com o estudo, os homens até se sentem atraídos pela ideia de namorar uma mulher inteligente, mas parece que eles se mostram inseguros demais para lidar com essa situação.

As descobertas deste estudo foram publicadas na edição de novembro do Boletim de Personalidade e Psicologia Social. Os pesquisadores concluíram que os homens acham que mulheres inteligentes são muito intimidadoras.

O que a pesquisa revelou?

O estudo aconteceu na Universidade de Buffalo, na Califórnia, e na Universidade Luterana e Universidade do Texas, em Austin. Segundo a pesquisa, os homens costumam pontuar algumas características femininas consideradas ideais para a atração.

Foram entrevistados 105 homens, que estiveram diante de um cenário hipotético envolvendo uma mulher com um desempenho acima da média em matemática ou inglês. Estes homens tinham que imaginar essa mulher inteligente em um cenário romântico.

Nesse contexto, os homens classificaram a mulher como uma parceira em potencial, demonstrando impressões favoráveis e positivas sobre ela. No entanto, na segunda parte do estudo, quando os homens foram perguntados se eles namorariam uma mulher com inteligência superior na vida real, eles demonstraram extrema insegurança.

Embora os autores por trás do estudo tenham cautela na experimentação, eles acreditam que “os sentimentos de diminuição da masculinidade representaram a diminuição da atração dos homens por mulheres capazes de superá-los”. O estudo foi categórico ao afirmar que os homens têm medo de namorar mulheres inteligentes.

Fragilidade masculina?

O estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que namorar mulheres inteligentes deixa os homens inseguros. Esse cenário pode ser a comprovação da fragilidade masculina e do medo da manifestação do poder feminino.

A pesquisa também deixa claro que os homens preferem manter relacionamentos estáveis com mulheres que eles consideram menos inteligentes do que eles. De acordo com a autora principal do estudo Lora Park Mic, os homens só acham mulheres inteligentes atraentes quando elas estão à distância.

Ou seja: os homens mostram menos atração por uma mulher quando ela está psicologicamente próxima de superá-lo intelectualmente.

Fontes: Independent, Mic e Thrillist.

Deixe uma resposta