7 mensagens ofensivas ocultas em grandiosas propagandas

Para todo lugar que olhamos, sempre vemos uma propaganda. Você pode estar olhando para uma televisão, vendo o seu site preferido, esperando para ser atendido em um consultório ou mesmo andando na rua, que sempre verá uma propaganda querendo te vender um produto ou mesmo uma ideia. No meio de tantos propagandas, alguma ou outra pode acabar ferindo um certo tipo de público se tornando uma propaganda ofensiva.

Essa propagandas podem conter conteúdo preconceituoso com diversos tipos de pessoas e as vezes, sem perceber podem causar problemas com algum grupo de pessoas.

1-Patilha adesiva

Essa propaganda pode parecer inocente a primeira vista, mas é muito ofensiva, principalmente se você estiver na Ucrânia. A propaganda de uma pastilha adesiva para colocar em vasos sanitários que ajudava a limpar e perfumar após utiliza-la. O grande problema é que ela tinha as mesmas cores da bandeira da Ucrânia e isso poderia acarretar grandes problemas entre a Alemanha e a Ucrânia. O produto foi tirado de circulação.

2-Dove racista

A empresa atualmente é uma das que mais faz propagandas sem esteriótipos ou preconceito, mas essa deu um pouco errada. Ela doi veiculado entre 2010 e 2011, e trouxe uma propaganda racista, mesmo que tenha sido por engano. Como é visto na propaganda, temos uma pele ruim a esquerda e uma pele boa a direita depois de utilizar Dove. O grande problema é que a mulher negra está do lado esquerdo, fazendo referencia que a pele ruim seria a da negra e a pele boa seria a branca que está do lado direito.

3-Burguer King

A empresa fast-food foi muito infeliz fazendo essa propaganda. Ela dispensa explicações sobre qual seria sua mensagem ofensiva. Os publicitários que fizeram a propaganda se basearam apenas na informação que a maioria do público que consumia Bk, eram homens de 18 a 24 anos e esqueceu que em seu público tem pessoas de todas as idades e gêneros.

4-Sony

A Sony foi bastante infeliz em fazer essa propaganda de seu novo portátil da cor branca. Ela tem um ideia legal do portátil branco estar tomando o lugar o do antigo preto, mas ele acabou usando raça em sua peça publicitária. Ela foi entendida pela maioria como se a marca fosse racista e foi tirada rapidamente de circulação.

5-PETA e as baleias

PETA é uma organização não governamental que luta para contra o maltrato e matança de animais. Essa causa já é bem difícil de defender e ainda colocam um foto tão ofensiva contra os gordos. Ponto negativo para o PETA.

6-JC Penney

Alguns podem achar que foi exagero, mas olhando com mais cuidado você pode ver alguma semelhança. O produto não tem nenhuma ligação com Hitler mas o meio que ele foi representado na propaganda tem uma mera semelhança. A empresa suspendeu a venda do produto e tirou o outdoor depois de toda a polêmica. Tenham cuidado diretores de arte.

7-Jornal Nazista

Essa é fácil de perceber, a arte que foi feita em cima da cabeça do homem tem as cores e pode lembrar um pouco o símbolo do nazismo. O jornal pediu desculpas publicamente sobre esse erro que aconteceu na capa.

Bônus: Excalibur

Deixe uma resposta